Guia de Manutenção

Temos dicas valiosas para você manter a sua piscina Pampa sempre limpa e pronta para a diversão. Nesta série de 5 vídeos você vai se familiarizar com a manutenção básica do tanque e da água. Havendo dúvidas, busque ajuda especializada.

Guia Básico de Manutenção

Existem vários fabricantes de conjuntos de filtro e bomba, e várias configurações possíveis de dispositivos e registros. Assim, solicite ao lojista um manual de instruções específico de como manusear o equipamento de sua piscina. Abaixo confira o manual simplificado, utilizando nomenclatura da maioria dos fabricantes de filtro do mercado, e seguindo modelo de aspiração aberta sugerida pela Pampa Piscinas no Manual de Instalação.

s

ATENÇÃO

Nunca ligue o motor com o registro da coadeira fechado. Também, nunca mude de posição a alavanca do filtro com o motor ligado.

1. ASPIRAÇÃO NORMAL

Monte o conjunto de cabo, mangueira , aspirador e conecte na coadeira aspiração. Siga o modelo de aspiração aberta, cuidando para tirar todo o ar da mangueira. Depois abra o registro da coadeira, coloque a alavanca do filtro na posição filtrar, e ligue o motor. Após, é só aspirar.
.

2. ASPIRAÇÃO PESADA

Monte o conjunto de cabo, mangueira e aspirador. Conecte na coadeira aspiração, cuidando para tirar todo o ar da mangueira. Abra o registro da coadeira, coloque a alavanca do filtro na posição drenar, e ligue o motor. E só depois aspire. Esta operação baixa o nível da água.

ATENÇÃO: a menos que esteja fazendo aspiração pesada, nunca deixe a alavanca do filtro na posição drenar.

 

3. RECIRCULAR

A válvula nesta posição serve para homogeneizar os produtos químicos com a água. Abra o registro da coadeira, ligue o motor, espere 20 minutos, e o produto estará misturado. Os produtos químicos líquidos podem ser esguichados diretamente sobre a água. Já o cloro deve ser muito bem diluído em um balde com água, e só então lançado na piscina.

4. FILTRAR

Coloque a alavanca na posição, e abra o registro da coadeira. Após, ligue o motor. Esta operação deve ser feita de três a quatro horas todos os dias, dependendo do dimensionamento do conjunto de filtro e bomba.

INVERNO: em regiões de inverno rigoroso, quando as piscinas não estão sendo usadas, o tempo de filtragem reduz pela metade.

5. RETROLAVAR OU LAVAR

Esta operação é feita para limpar a areia do filtro, que durante a filtragem retém as impurezas suspensas na água. Coloque a alavanca na posição, abra o registro da coadeira. Ligue o motor e espere de três a quatro minutos. Observe o visor da retrolavagem. Esta operação baixa o nível da água. A menos que esteja fazendo a retrolavagem, nunca deixe a alavanca do filtro na posição Retrolavar ou Lavar.

6. PRÉ-FILTRAR OU ENXAGUAR

Esta operação é feita logo após a retrolavagem, e serve para dar acabamento ao processo de limpeza da areia do filtro. Coloque a alavanca na posição, abra o registro e aguarde um minuto. Esta operação baixa o nível da água. A menos que esteja fazendo a pré-filtragem, nunca deixe a alavanca na posição Pré-filtrar ou Enxaguar. Os dois processos devem ser feitos duas vezes por semana para garantir maior eficiência do equipamento.

INVERNO: em regiões de inverno rigoroso, quando a piscina tem um tempo de filtragem reduzido, as operações de lavar e enxaguar podem ser feitas uma vez por semana.

7. COMO LIMPAR O PRÉ-FILTRO

Feche o registro e coloque a alavanca na posição testar ou fechar. Somente depois, abra a tampa e proceda a limpeza do cesto. Antes de retirar, observe como está encaixado para recolocar corretamente.

Produtos Químicos

No Brasil existem inúmeras fábricas de produtos químicos para tratamento de piscinas. Nós elaboramos o manual como mera sugestão, baseados nas orientações da marca líder no mercado nacional. Independente da marca, é fundamental que o tratador siga as orientações descritas na embalagem do produto.

1. AVALIAR

É fundamental para manter a qualidade da água, e garantir que os produtos tenham rendimento máximo. Para fazer a medição da alcalinidade pH, cloro livre, e ácido cianúrico existem no mercado estojos de teste e fitas de teste. Veja na tabela da página seguinte como é simples a verificação, e se necessária, a correção dos parâmetros. Este procedimento deve ser feito antes da aplicação dos produtos.

Nesta TABELA você identifica as condições da água e o que precisa ser feito.

2. PURIFICAR

É nesta etapa do tratamento que a piscina fica livre de bactérias, vírus, fungos, algas e etc… Para desinfetar a água, o correto é usar o cloro. Mas tenha cuidado, porque cloro em excesso é desperdício e faz mal para os banhistas, e danifica a piscina. O ideal é usar 4g de cloro para cada m³, dia sim, dia não.

Leia atentamente e use a dosagem recomendada na embalagem do produto. Utilize a nossa tabela de volumetria para saber a quantidade de cloro a ser usada. E, num balde com água misture bem, e despeje aos poucos na piscina, circulando (veja o manual do equipamento). Para evitar a evaporação, coloque o cloro à tardinha.

3. DOSADORES E FLUTUADORES

Dosadores de cloro e flutuadores são práticos, mas devem ser usados com cuidado para não danificar a pintura da piscina. No caso dos dosadores, leia as instruções atentamente, e proceda a regulagem de acordo com o volume de água da sua piscina. Para utilização destes equipamentos, a piscina deve estar bem cheia. Caso contrário, o dosador pode trancar em algum obstáculo, e manchar a piscina.

Lembre-se: cloro em excesso faz mal à saúde, ao bolso e a piscina.

4. CAPAS E COBERTURAS

Capas e coberturas impedem que a piscina suja, facilitando a limpeza. Porém, fechando a piscina, os produtos químicos não evaporam, e com isto, as dosagens devem ser muito reduzidas. Também, o controle dos parâmetros é redobrado, principalmente o cloro livre.

5. PROTEGER

Após sanitizar a água, é hora de cuidar da aparência, pois é importante ter uma piscina sempre convidativa para um refrescante mergulho. Algicidas são utilizadas para prevenir a proliferação de algas. Cuidado. Em piscinas de fibra é importante não utilizar algicidas que possuem cobre na sua formulação.
Clarificantes, em pequenas dosagens, servem para deixar piscinas limpas e cristalinas. Quantidades maiores ou versões mais concentradas do produto são utilizadas para recuperar águas sujas. Abordaremos no próximo tópico.

6. PREVENIR MANCHAS

Para a sua saúde, é de extrema importância o uso de protetor solar, porém o acúmulo desta substância, e a própria oleosidade corporal podem ocasionar manchas negras na piscina. O problema pode ser resolvido com os modernos produtos existentes no mercado. Estes produtos facilitam a eliminação dessas manchas. Aliado a isto, existem detergentes específicos para a limpeza desta área e bordas. E o contato com a água não altera os parâmetros (pH e alcalinidade)..

​Nunca use esfregões e esponjas de aço na limpeza.
Estes materiais deixam resíduos, que enferrujam e mancham a piscina
.

7. PRODUTOS 2 EM 1

Existem outros produtos que ajudam a aumentar o rendimento do filtro, além de combinações de mais de um produto em uma só embalagem (algicida e clarificante). Todos servem para manter sua piscina sempre bonita, além de diminuir o trabalho do limpador.

Resolvendo Problemas Comuns

Água verde, turva, piscina manchada e etc. têm solução com o produto certo para cada situação.
É necessário avaliar os parâmetros – pH, cloro livre, alcalinidade e ácido cianúrico – antes de aplicar cada produto.

1. ÁGUA VERDE

Para resolver o problema, se aplica algicida de choque. Novamente é importante não usar algicidas com cobre na sua fórmula. Neste caso, a utilização
conjunta com clarificantes traz resultados mais rápidos e eficazes.

2. ÁGUA TURVA

Clarificantes, floculantes e decantadores servem para recuperar águas turvas. Basicamente aglomeram e decantam os resíduos. Depois é só aspirar drenando. Dependendo de quanto tempo a piscina está sem manutenção, é possível que o processo precise ser repetido.

3. ALTERAÇÃO NA COR DA ÁGUA APÓS APLICAÇÃO DO CLORO

Piscinas abastecidas com água de poço, geralmente, podem sofrer mudanças na cor da água após a aplicação do cloro. Nestes casos, é necessária a utilização de produtos para controle de metais. Siga as instruções do rótulo. Cada vez que a piscina for reabastecida, o produto deve ser aplicado novamente.

4. PISCINA MANCHADA

Caso surjam manchas escuras novamente, utilize produtos para controle de metais na água. Siga as instruções da embalagem, e repita sempre que a piscina for reabastecida. Caso as manchas sejam claras, é porque foi utilizado cloro de forma inadequada. Aí entre em contato com o lojista, e solicite uma visita técnica.

5. RECOMENDAÇÕES

Verifique as dosagens nos rótulos dos produtos, e consulte nossa tabela de volumetria.
Jamais seque a piscina sem o acompanhamento de um técnico especializado. Se o terreno for úmido ou tiver ocorrido fortes chuvas há poucos dias, não será possível esvaziar a piscina sob o risco de desnivelamento ou, em casos extremos, quebra.